Para crianças a igreja pode ser um lugar confuso. As vezes são conduzidas a cantar, em outros momentos são conduzidas a ficarem em silêncio. Assim, crianças são expostas a práticas e experiências muito antes de as entenderem. Aqui separamos 10 dicas bem práticas para ajudar a aproximar a igreja dos pequeninos.
1. Participe de uma igreja que seja amiga da criança
Uma igreja que convida as crianças a louvarem, que tenha um momento específico para crianças durante os cultos ou outros eventos são formas amigáveis da igreja estar perto das crianças.
2. Leve suas crianças para a igreja num dia diferente de Domingo de manhã
Que tal ligar na secretaria e marcar uma visita no escritório? Dar um “oi” para os pastores e conhecer a equipe de trabalho? Ensine sua criança a explorar o templo, subir no palco, ter a visão do púlpito. Isso vai ajudá-la a se sentir em casa, na casa do Pai.
Nós te convidamos a vir fazer um tour pelas salas de aula, salão, templo e escritório num dia de semana. Entre em contato com a gente: 3329-5456, teremos prazer em recebê-los! Que tal estimular seu filho a bater na porta da sala de um dos pastores e fazer uma pergunta prá ele?
3. Faça um pequeno culto em casa
Mostre às crianças que há momentos para se levantar, para se ajoelhar, para cantar, orar e escutar. Decore versículos. Etimule a criança a contar o que aconteceu na aula de EBD dela, e depois pai e mãe podem contar sobre o que o pastor falou depois que as crianças saíram. Prepare a oferta e deixe seu filho colocar dinheiro num envelope, explicando a importância dos dízimos e ofertas.
4. Cante “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor’”, ou músicas que são cantadas nos cultos
Pratique o louvor através das músicas em casa. Deixe a criança usar um violão de brinquedo, batuques ou percussão, palmas e gestos. Cante músicas de crianças e também músicas dos momentos de culto. Assim elas participarão dos cultos sabendo cantar trechos das mesmas músicas que a banda e toda a congregação canta. Ela sentirá que faz parte desse Corpo.
5. Leia a Bíblia e ore em casa
Tenha consigo uma Bíblia apropriada para a idade do seu filho. Existem inúmeras opções no mercado (e pode ser um bom presente de Natal!), para bebês, ilustradas para meninas, para meninos, para adolescentes e até em Mangá! Você pode explorar as histórias bíblicas e conversar sobre dúvidas (e as crianças geralmente têm perguntas muito interessantes para fazer!).
Se você orar como parte natural do seu dia-a-dia, e não somente aos cultos de domingo, a criança vai entender que é importante e vai ver Deus agir independente da sua idade.
6. Sente perto de corredores ou perto da saída caso precise sair durante os cultos
Se seu filho precisar ir ao banheiro, está muito agitado ou está tendo um dia difícil, não fique envergonhado. Você pode dar uma volta com ele ao redor do templo, respirar um pouco de ar fresco, o deixar gastar um pouco das energias andando alguns minutos e logo retornar. É bem mais fácil se você não precisar “pescar” sua criança por debaixo dos bancos ou no meio das outras pessoas.
7. Esteja preparado com uma bolsa de atividade para os cultos
Na IEMAV o Ministério Infantil funciona todos os domingos e os professores tem alegria em receber cada criança, sempre com aulas preparadas. Mas pode acontecer de você participar de algum outro evento ou culto diferenciado em que não há uma atividade voltada às crianças, seja aqui, ou visitando outras igrejas. Providencie lápis de cor, papel e a própria Bíblia ilustrada da criança em uma bolsa de atividades. As crianças mais velhas podem anotar o nome dos hinos cantados para cantar em casa durante a semana, ou tirar dúvidas sobre palavras que não entenderam ao longo do culto. Isso não é um desrespeito, mas uma forma de manter as crianças atentas e aprendendo sobre as práticas de um culto cristão, do jeitinho delas.
8. Ensine a etiqueta básica
Procure deixar as conversas não necessárias para antes e depois dos cultos e ensine suas crianças a cumprimentar com um aperto de mão outras pessoas. Se a criança for tímida, não precisa forçar. Mas pratique em casa e deixe-a ver você cumprimentando outros. Ensine-a a devolver envelopes e canetas que não serão mais usados nos seus respectivos lugares, bem como o livro de músicas verde, por exemplo. A jogar copos no lixo e assim por diante. Ajude-a a sentir que “esta é a minha igreja, por isso vou cuidar dela!”.
9. Converse com o pastor
Apresente seu filho ao seu pastor após o culto e converse com ele. Participe de outros eventos da igreja para que o pastor seja visto como alguém próximo e acessível à criança, não somente “aquele homem de terno e gravata que fala lá na frente”.
10. Não desista
Pode levar algum tempo para que seu filho se habitue e até mesmo entenda cada momento de um culto. Para que isso aconteça é ideal participar de cultos de forma regular. Vai haver dias que tudo dará certo, outros que talvez seja mais difícil com as crianças, mas não deixe que isso o impeça de vir na próxima semana. A prática levará à perfeição!
---
Conteúdo extraído, traduzido e adaptado pela IEMAV de: http://myktis.com/2015/02/10-tips-for-introducing-your-child-to-worship/ (05/11/2015 às 10h50min).