Mensagem

Permanecendo em Cristo

PERMANECENDO EM CRISTO

Estamos chegando ao fim de uma temporada de mensagens, “O mundo visto de cima”. Ainda temos mais 2 temporadas.

As mensagens da primeira temporada foram:

1. Mediador de uma Nova Aliança – É necessário nascer de novo – Momento que cremos em Jesus e estabelecemos uma Aliança com ELE. Deus gera um novo homem dentro de nós. O espiritual se torna real na vida do homem.

2. Morto para o Pecado – Nós fomos crucificados com Cristo. Morto para o pecado. Nossa natureza do pecado morreu, somos nova criatura. Somos Santos, justos temos uma vida transformada. 

3. Vivo para Cristo. Cristo vive em nós. Uma nova vida. Um novo estilo de vida. Um processo de vida.

4. Mentes Brilhantes. Rm 12:1-2 - Não significa que tudo foi resolvido na vida do crente. Mentes brilhantes são as que estão sempre aprendendo, metamorfose. Transformação profunda na nossa maneira de pensar, agir e pensar.

Quando nascemos em um lar Cristão, pouco temos consciência de quão grande é a transformação que ocorre na nossa vida, pelo fato de termos Nascido de novo, Sermos mortos para o pecado, sermos vivos para Cristo e de quanto é importante termos a “mente brilhante”.

As vezes pode acontecer de não renovarmos nossa mente com nossa identidade em Cristo por estarmos acostumados com os termos e versículos. E ficamos dormentes em áreas que sabemos que são verdades mas não vivemos, pois sempre foi assim.

Então muitas vezes não entendemos como os novos convertidos vivem uma espiritualidade mais real do que nós que estamos anos na igreja.

No reino acessamos as coisas pela fé. Salvação é assim, todo resto também. Mas gostamos mais do fazer. Paulo orienta em várias cartas a respeito disso, Romanos, Gálatas, etc.  Que a lei e as práticas não são o meio de alcançar as coisas na vida espiritual .

Por isso se quisermos permanecer em Cristo, devemos focar mais no ser e no crer do que no fazer.

1. Conhecimento Teórico x Transformação na mente.

Estamos acostumados em aprender e apenas ser teoria. Colégio, universidade, etc. Nem todo conhecimento gera transformação. Então tenho a tendência de racionalizar minha fé e colocar na mesma prateleira dos conhecimentos teóricos que recebi minha vida toda.

A racionalização da fé acaba reduzindo a nossa vida de fé a filosofias ou regras de conduta.

Exemplo– Sempre soube que Deus curava. Mas quando renovei a mente de que isso não é apenas teoria, vejo curas em praticamente todas reuniões que prego.

2. Conhecimento X segurança

Universidade de Stanford - EUA  fez um estudo com estudantes (12 estados, 7900 alunos) -  80% não sabiam diferenciar de um conteúdo patrocinado ou não. Não sabem diferenciar de uma propaganda de uma informação. Outros 80% que olharam uma foto com flores esquisitas com informações falsas de deformação genética não checaram a informação, ou sequer se questionaram se era mesmo verdadeira a informação.

Alguns acreditam que quanto mais informação, mais segurança. Mas na verdade é o contrário. Atualmente temos muita oferta de informação. O maior desafio está sendo navegar neste mundo de informações verdadeiras ou falsas. O mesmo acontece na vida Cristã, temos acesso a muitas informações teológicas.

Veja a imagem abaixo. Se o branco fosse todo conhecimento disponível, e eu tivesse o conhecimento dos dois círculos. Quando maior o círculo, maior a fronteira com o desconhecido. Fazendo que quanto mais eu sei, mais estou consciente do que não sei. O que gera insegurança para muitos. É impossível saber tudo.

Além disso Deus trabalha em paradoxos. Usa pessoas fracas para coisas grandes, não tem atitudes lineares, tem textos contraditórios, etc.

Alguns cristãos muito informados não conseguem viver a vida Cristã, isso vem desde a época de Jesus. Os Fariseus seriam os mais capazes de reconhecer o Messias, pois sabiam todas as profecias. Mas os mais simples e pecadores tiveram os mais profundos encontros com Ele.

A Bíblia não é feita para você ler e saber mais dela. Mas para você conhecer mais o Autor. Ela foi feita para ser lida com Ele. Ele quer se revelar a você. Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus para poder ser guiado pelo Espirito Santo que nos guia em toda verdade.

Testemunho – Sempre me sentia incapaz de evangelizar colegas ou pessoas intelectuais por não conhecer toda a palavra. Quando descobri que posso descansar em amar a pessoa e saber que Deus está mais interessado em salvar a pessoa e que não sou responsável por todo o processo. Fico tranquilo em arriscar no sobrenatural, ou em apenas amar sem ter um interesse.

3. Ser x fazer

Existem listas de disciplinas espirituais que o cristão deve fazer para o permanecer em Cristo que são excelentes. Mas quem sabe você como eu já tentou elas e não gerou a transformação que você esperava. E até desanimou. Faz por rotina ou obrigação, pois sabe dos benefícios, mas não geram vida para você. Rotinas como: ler a palavra, estudar a palavra, orar e jejuar, Ir para reuniões, ter uma comunidade, discipulado, etc.

Para permanecer em Cristo devemos sempre buscar primeiro o SER depois o FAZER. Quando o ser não está no lugar certo o fazer será difícil e infrutífero.

TENTAÇÃO DE JESUS

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:16,17

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mt 4:3

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Mateus 4:6

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Mateus 4:8,9

Satanás questiona aquilo que somos, o que temos e o que teremos.  Precisamos constantemente estar em contato com o Pai.

Porque Satanás sabe que no momento que ele tirar o Ser do Cristão, o fazer estará impactado.

A fé cristã é fundamentada na revelação objetiva do Deus da Bíblia, que será experimentada em um processo ao longo da vida Cristã. No processo de sair da ignorância para o conhecimento de Quem Deus é, De quem sou eu e Como ele me vê.

Exemplo – Você não vê os discípulos fazendo isso em forma de rotina, mas sendo natural. Fazia parte de quem eram. Quando Pedro em At 3 curou o coxo, ele não teve preparação de oração, jejum, louvor etc. simplesmente fluiu de quem era. Sabia o que ele tinha. “o que tenho te dou” As curas de Jesus eram muito similares. Quando Jesus fala de oração fala de relacionamento.

4. Renovar a mente

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2 Coríntios 10:3-5

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12:2

“Era cego agora vejo” - Engano, só está enganado quem está enganado. Pois preciso estar enganado para estar enganado. Se eu souber da verdade já não estou mais enganado.
“me engana que eu gosto” - nunca vi alguém que foi enganado gostar da ideia.

Mateus 4:4 - Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. – Referência ao Maná. Texto de Deuteronômio 8:3

Precisamos entender a importância do ouvir a voz de Deus, todos os dias para todas as situações. Aprender a renovar a mente sobre todos os aspectos da nossa vida para que possamos experimentar “qual é a boa perfeita e agradável vontade de Deus”em todas as áreas da nossa vida.

Conclusão

· Cuide mais do que você pensa do que no que você faz.

· O resultado da tua vida vem de como você pensa. Se você vive em desesperança, medo, vergonha, tristeza, preso, etc. (excluindo patologias) existe uma grande chance de que você esteja crendo em uma mentira. Esteja enganado.

· Permanecer em Cristo - a vida cristã depende mais do que você crê do que o que você faz.

 

Perguntas para o PG

1 – O que você sabe da fé cristã que você não consegue viver? Que já virou teoria?  Pergunte para Deus se você está acreditando em algo e por que? Pergunte onde passou a acreditar. Se sim, peça perdão e pergunte a Sua verdade sobre este assunto.

2 – Pergunte para Deus onde está tua segurança, no teu conhecimento ou Nele.

3 – Existe uma área que você tenha medo, desesperança, angustia, etc. O que tenho acreditado? Estou enganado em alguma coisa? Pedir perdão por concordar e quebrar os efeitos. Qual a tua verdade sobre este assunto?

4 – Deus como você me vê? No que mais devo renovar minha mente?

 

Konrad F. Janzen