· O Espírito Santo é um com Deus Pai e Deus Filho (Jesus), não foi criado.
· Portanto já estava antes da Criação, e participou da Criação.
Gênesis 1:2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus (ruach) se movia sobre a face das águas.
· A expressão ‘ruach’ (versículo acima) e ‘neshama’ (abaixo) são as mais comuns para definir o Espírito Santo no AT.
Gênesis 2:7 Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida (neshama), e o homem se tornou um ser vivente.
· Quando Deus criou o ser humano, soprou em suas narinas do seu próprio sopro, para que tivesse vida.
João 20:22 E com isso Jesus soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.”
· O mesmo sopro, Jesus soprou sobre Seus discípulos, para receberem o Espírito Santo, antes de Ele voltar aos céus.
Romanos 8:9 Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
· O Espírito Santo habita em todo cristão, a partir do momento de sua conversão.
· Algumas imagens que ilustram o Espírito Santo na Bíblia:
João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Lucas 7:18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres.
Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e proclamar o ano da graça do Senhor”.
Hebreus 12:29 – “Nosso Deus é fogo consumidor”
• Êxodo 3:2 – Sarça ardente
• Ezequiel 1:4 – visão de Ezequiel.
2 Coríntios 1:21 Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, 22 nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.
Pomba: Batismo de Jesus (Mc 1:10; Lc 3:22; Jo 1:32).
· O Espírito Santo capacita o cristão a afirmar o senhorio de Cristo. Tanto na expressão falada ‘Jesus é Senhor’, quanto na atitude, quando enfrenta dificuldades e entrega seu caminho e coloca sua esperança em Jesus.
1 Coríntios 12:3 ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
João 14:16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
João 15:26 Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito. E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio.
· O Espírito Santo aponta para Jesus. Todas Suas obras e feitos têm como objetivo glorificar aquilo que Jesus fez.
João 16:13-14 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
· O Espírito Santo está 100% sintonizado com a Trindade. Portanto, uma das maneiras de conhecermos a Ele, é observarmos o ministério de Jesus. Tudo o que Jesus fez, o Espírito também faz.
Hebreus 1:2-3 Mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser.
Hebreus 10:15 O Espírito Santo também nos testifica a este respeito.
· Sinais são consequência natural da presença de um filho de Deus. O Espírito opera neles (através deles) sinais e maravilhas, e estes são para a glória de Jesus.
Marcos 16:17-18 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados.
João 6:2 grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes.
66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.
Para reflexão
· Como você descreveria o Espírito Santo? Imagine que você vai apresentar o Espírito Santo a um amigo. O que você falaria a Seu respeito? O que conhece sobre Ele? Quais são suas características e como reconhece-lo?
· Que tipo de sinais você tem observado que o Espírito Santo opera à sua volta? Como eles glorificam a Jesus? (por exemplo: uma cura ou palavra profética que ‘convencem’ uma pessoa a se entregar a Jesus).
· O que nos falta ainda, como PG ou como Igreja, para que o Espírito Santo seja ainda mais conhecido entre nós, tenha mais liberdade, para que eventuais entendimentos errados a respeito sejam superados?
Pr. Fridbert August