Mensagem

PENTECOSTES - DONS

INTRODUÇÃO

Herança da Reforma Protestante
Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Christus, Soli Deo Gloria – Nenhuma das teses de Lutero falavam do Espirito Santo.
Com a racionalização da fé todo misticismo foi retirado. Todo o sobrenatural era evitado e desvalorizado.
·         1700 - Iluminismo. Uso da razão em vez de tradição, fé ou revelação.

·         Fomos criados na “escola da dúvida”. Para sermos séticos. O medo de podermos ser enganados nos tira a capacidade de explorar o sobrenatural.

·         Precisamos voltar para a “escola da fé”. 

 

1 - Somos criados por Deus. Somos especialmente feitos com características específicas.

Salmos 139:13 - Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.

Pensamentos com “Tem alguma coisa faltando em mim” não são verdadeiros – Ele nos criou com as características que precisavamos.

2 -  Somos feitos para boas obras.

Efésios 2:10 - Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Cada dia tem seu propósito. Estamos PRONTOS para nossas boas obras do dia.

Não falta nada. Não precisamos esperar um dia do futuro para poder começar a andar nas boas obras. Temos a capacidade suficiente para as obras de hoje.

3 - Todos temos talentos. E somos todos diferentes.

Romanos 12:4-9 - Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. O amor deve ser sincero.

4 - Cabe a nós administrarmos estes dons.

1 Pedro 4:10,11 - Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

 

DONS DO ESPIRITO

1 - Somos chamados a entender os dons espirituais

Não evite o tema, busque se aprofundar.

1 Coríntios 12:1 - Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

2 – O Espirito Santo quem dá todos os dons. Podemos fluir em todos.

1 Coríntios 12:4 - Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Precisamos viver com uma expectativa de que podemos fluir nos dons.

3 – Todos os dons do Espirito Santo visam o bem comum

1 Coríntios 12:7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

Para ser usado nos dons precisamos servir pessoas. Estar em um ambiente que precise.

4 – Os 9 Dons do Espirito Santo. Para quem serve. Para edificar o próximo, para manifestar o amor.

1 Coríntios 12:8-10 - Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

5 – O Espirito Santo distribui os dons

1 Coríntios 12:11 - Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

Deus pode dar dons para momentos diferentes. Mas o fato é que podemos fluir e ter a expectativa de experimentar todos os dons. Como Jesus, pois é o mesmo Espirito Santo.

Crianças podem fluir nos Dons, Não existe Espirito Santo Junior.

6 – A distribuição não é uniforme porque existe um propósito – corpo. Dependência um do outro. Não existe maior ou menor.

1 Coríntios 12:18-21 - De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "

1 Coríntios 12:22-27 - Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Saiba que Deus pode usar a pessoa que vc menos espera.

7 – Devemos buscar os melhores dons.

1 Coríntios 12:31a - Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons
1 Coríntios 14:1 - Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
1 Coríntios 14:39 - Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.

 

Se a IEMAV quer ser uma igreja que flui nos dons ela precisa orar por isso.

CONCLUSÃO

·         Não precisamos temer o Espirito Santo. Devemos buscar com ZELO

Lucas 11:11-13 - "Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! "

·         Para fazermos obras maiores que Jesus precisamos do Espirito Santo. Que estava Nele e que está em nós.

João 14:12,13 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

·         Para cumprirmos o IDE e caminharmos no nosso dia precisamos do Espirito Santo.

Marcos 16:15-18 - E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

1 Tessalonicenses 5:19-21 - Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

·         Não precisamos estar prontos para fluir nos dons

1 Coríntios 3:1-3 Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?