QUANTO VALE A SUA LIBERDADE? Quando você pagaria para viver completamente livre do sofrimento, de traumas, angústias e aflição? Quanto você pagaria para experimentar PAZ?
A MAIOR FIANÇA PAGA NO BRASIL até hoje foi em agosto do ano passado. R$ 90,6 milhões.
HISTÓRIA
Um pai trabalhou muito anos durante toda a sua vida. Foram anos muito difíceis. Com poucos recursos, pagou um preço muito alto pela sobrevivência, e para que os filhos pudessem ter o que comer, vestir e estudar. A seca, as doenças, as pragas, o excesso de chuvas em algumas épocas, enfermidades, injustiças, traições, fizeram parte da rotina. Mas com o passar dos anos, esse pai, junto com a sua esposa e filhos, teve muito êxito e foi muito bem-sucedido. Adquiriu patrimônio, um negócio promissor, conquistou o respeito das pessoas e do seu negócio. A idade avançada chegou, e agora esse pai chega para os seus filhos e diz: “Tudo isso aqui é de vocês. Administrem, usufruam e desfrutem de tudo!”
Pergunta: QUAL SERÁ A GRANDE ALEGRIA DO PAI?
Resposta: Ver os seus filhos administrando, usufruindo e desfrutando de tudo!
ISAÍAS 52:13 – 53:12
52:13 – O Servo (Messias) foi engrandecido, elevado e muitíssimo exaltado, mas percorreu um caminho de muita dor e sofrimento. A grandeza está do outro lado da dor (frase do Summit).
52:14 – O Servo não tinha nenhum destaque... não era famoso... não era o mais bonito. Mostra o “sofrimento personalizado”. O seu sofrimento e sua exaltação foram “espantosos” diante dos homens. Sua forma foi tão mudada que quase não podiam dizer que Ele era um ser humano.
53:4 – Levou sobre ele as nossas enfermidades e doenças.
Enfermidades = doenças físicas (Mateus 8:14-17);
Doenças = dor, sofrimento, dor física ou mental (1 Pedro 2:21-25).
53:5 – O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele.
Shalom = bem-estar físico e espiritual.
53:7 – Não ofereceu nenhuma resistência. Sofreu em silêncio e em obediência àquele que tinha traçado o plano de redenção. Sem protesto ou vingança pelos Seus inimigos. Sem acusações, sem projetar culpa, sem ameaças.
53:10 – Deus aparece como a causa do terror que atingiu o Servo. Entristecido e ferido pela vontade de Deus. Não houve descendentes físicos, mas sim uma POSTERIDADE ESPIRITUAL. Trata-se dos que confiaram nele e se tornaram filhos, e viverão para sempre, e prosperarão juntamente com Ele, por causa da obediência Dele.
53:11 – Como um guerreiro forte e vencedor, Ele recebeu a recompensa. Sua missão era derramar a alma até a morte para que muitos recebessem a vida eterna. E isso foi recompensado.
PRINCÍPIOS
O preço da sua liberdade foi conquistado e foi pago.
O preço pago é para sua liberdade no espírito, na alma e no corpo.
Liberdade consiste em viver como devemos, e não como queremos (libertinagem).
Liberdade é o poder para escolher a verdade. Aquilo que é bom, correto e edificante.
APLICAÇÃO
Uma das maiores prisões nas quais vivemos é o MEDO.
A liberdade está do outro lado dos medos (frase do Summit).
Mas nós já fomos libertos do medo e podemos administrar, usufruir e desfrutar disso. Você já está livre do medo do passado, dos seus pais, de ir à falência, de ser mandado embora, de ficar sem dinheiro, de ser abandonado, rejeitado ou zombado, de não achar alguém pra casar, de terminar a vida sozinho, de não ser reconhecido ou valorizado, de não passar de ano ou no vestibular.
Você foi liberto para sorrir, se relacionar, amar, servir, doar-se, suar pelo esforço do seu trabalho, da sua dedicação, para passear com amigos, caminhar com a esposa, se divertir com os filhos, mimar os netos, e assim por diante.
EXEMPLO DE JOSÉ
José do Egito experimentou plena liberdade COMO FILHO, COMO ESCRAVO, COMO PRISIONEIRO e COMO PRIMEIRO MINISTRO. Anos depois, quando reencontrou os irmãos, foi confrontado em seu interior. E depois de muita luta, escolheu a verdade. Apropriou-se da liberdade.
EXEMPLO DE DAVI
Experimentou de uma liberdade muito grande na sua intimidade com o Senhor. Era um adorador íntimo, completamente rendido diante da presença de Deus. Mas não desfrutava de plena liberdade na ÁREA SEXUAL, com as ESPOSAS, com os FILHOS, e houve sérias consequências.
MINISTRAÇÃO | PEQUENOS GRUPOS
Como você se sente quanto ao tema da Liberdade? Seja quanto ao passado, a intimidade, a identidade, nos relacionamentos, nas finanças, no potencial, no propósito.
O perfeito amor lança fora todo medo. Todo medo, toda vergonha, toda angústia, toda opressão, toda prisão, toda limitação que você percebe, sente e sofre, você pode dizer: “Jesus, eu não quero mais isso na minha vida. Eu reconheço hoje que o Senhor já pagou o preço da minha liberdade. Quero administrar, usufruir e desfrutar dela!”
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou – Gálatas 5:1.