Os traços físicos do nosso pai muitas vezes estão bastante visíveis em nós.
Com quem você se parece mais? Seu pai, sua mãe? há traços que vão além, como avô/avó, características físicas da família em geral?
Deus nos criou também com traços ‘emprestados’ Dele.
Fomos criados à Sua imagem e semelhança, e temos em nós atributos divinos.
Porém alguns destes atributos foram, e estão sendo, danificados pelo pecado.
Mas você pode, hoje, dar um passo concreto em direção à restauração disso – especialmente se for algo que afeta a sua família.
DAVI – um filho de Deus ‘cobrando’ o cumprimento de uma promessa
2 Samuel 7.25-27 Agora, Deus Eterno, confirma para sempre o que prometeste para mim e minha família! Cumpra a tua promessa! Assim, tua fama sempre aumentará quando as pessoas disserem: ‘O Senhor dos Exércitos de Anjos é o Deus de Israel! ’. E a descendência de teu servo Davi permanecerá inabalável e segura na tua presença. Porque tu, Senhor dos Exércitos de Anjos e Deus de Israel, me disseste com todas as letras: ‘Eu mesmo vou fundar uma dinastia para você’. Foi por isso que tive a coragem de fazer esta oração.
Davi havia decidido construir um templo novo para Deus.
Natã incialmente concorda com a ideia, mas Deus o alerta à noite que Ele não aprova o plano.
Mas dá a Davi, através de Natã, a promessa de que sua família estará sempre no trono de Israel.
Davi fica muito feliz com a promessa, e cobra de Deus o cumprimento desta Aliança.
Esta Aliança não se cumprirá como Davi imagina, com reinado político, mas através de Jesus.
Seu alcance será muito maior do que o povo de Israel, esta Aliança chega a todos os povos.
Esta Aliança é um passo decisivo no cumprimento das Alianças anteriores de Deus com Seu povo.
Esta Aliança prepara o terreno para a Nova Aliança, em Jesus, que tornará possível que o Homem seja novamente ‘Imagem e Semelhança de Deus’, através de Jesus, no agir do Espírito Santo.
SALMO 112
Salmo 112.1-10 Aleluia! Bendito o homem, bendita a mulher que teme ao Eterno, Que aprecia e tem prazer em seus mandamentos! Seus filhos são robustos, E a casa do justo — como é abençoada! Sua casa transborda saúde E uma generosidade que nunca se esgotam. O nascer do sol abre caminho através da escuridão para os bons — A graça, a misericórdia e a justiça de Deus! Os bons são generosos e emprestam sem reservas: Eles não conhecem a ilusão nem o fracasso, Mas uma legítima, sólida e duradoura reputação. Inabaláveis diante de rumores e fofocas, De coração pronto e confiante no Eterno, De espírito firme e destemido, Sempre abençoados e tranquilos entre inimigos, Eles esbanjam doações aos pobres — Uma generosidade que não tem fim. Uma vida honrada! Uma vida bela! O ímpio observa e se enfurece, Faz barulho, mas acaba mudo. Não sobra nada para os sonhos dos ímpios. Nada.
Anos de escuridão em Israel: nenhum rei, nenhuma lei sendo seguida, adoração a Deus desapareceu.
Um Salmo a ser lido em conjunto com o Salmo 111.
O Salmo 111 exalta virtudes de Deus e desafia seu leitor a se agradar do que Ele faz.
O Salmo 112 tem várias características poéticas em comum com 111.
E várias virtudes de Deus do Salmo 111 são repetidas no Salmo 112 como possíveis para o Homem.
o Poder, riqueza, justiça/generosidade, honestidade, boa reputação, firmeza, etc.
Você pode se apropriar da promessa/Aliança de Deus para sua família.
Sua família pode se tornar inabalável, como Deus prometeu a Davi.
ALGUNS PASSOS PRÁTICOS
Ter prazer no que Deus faz (sem comparar minha vida com a de outros).
Ter prazer em obedecer a Deus (a maior alegria do cristão é saber que está fazendo o que seu Pai espera dele).
Não dar ouvidos a rumores/fofocas.
Não criar em sua mente pensamentos sobre o que acha que os outros acham (preconceito reverso).
Espelhar para os que não conhecem a Deus, características herdadas Dele: amor, aceitação, generosidade, firmeza, poder, etc.
PEQUENOS GRUPOS
Qual a história da sua família de origem quanto a andar com Deus?
Como a ideia de sermos parecidos com nosso pai faz você se sentir? Feliz, indiferente, envergonhado, mistura de sentimentos?
Que passos práticos você pode dar para que sua família se torne inabalável? Se já souber algo, compartilhe com o grupo. Se não tiver clareza, peça ao Espírito Santo – Ele com certeza ficará muito feliz com a pergunta e tem todo interesse em responder. Busquem juntos a Sua resposta – para cada um do grupo.