Mensagem

DISCÍPULO DO AT - JONAS

Um Discípulo do AT – JONAS. 


  1. Jesus gosta do Livro de Jonas. Mateus 12:38-41.

As pessoas queriam ver um sinal/milagre de Jesus. O único sinal que Jesus mostra é o de Jonas: 3 dias e 3 noites na barriga do peixe – que é uma referência para o maior sinal que Jesus iria viver – a sua ressurreição. Maior sinal do que este não existe.
 

  1. Jonas como discípulo/profeta. Jn 1:1-17

O discípulo precisa praticar o que aprende. Ex. só se aprende a nadar dentro da água.

Experiências pessoais: 1 vez levar uma mensagem, prisão dos jovens/ Araguacema.

Deus tem uma tarefa especial para Jonas – ser um instrumento de salvação para uma cidade inteira: Nínive, que passa por uma crise espiritual. Trabalho difícil.

Jonas escolhe andar pelo seu caminho, foge. Um discípulo que desobedece a Deus, cria problemas para os outros – tempestade/medo/perigo.

Deus não desiste dos seus propósitos – envia um grande peixe. Situações inesperadas. 


  1. Jonas: o discípulo que passa pela experiência da disciplina. Jn 2:1-10.

Todo discípulo precisa aprender a obedecer a Deus e não aos seus desejos. Muitas experiências da vida, Deus usa para nos moldar. Deus não desiste fácil de nós.

Jonas clama ao Senhor, pede por misericórdia e se arrepende da sua decisão egoísta.

Agora ele está  pronto para ir para Nínive.

O peixe vomita Jonas na praia. 


       4. Jonas obedece ao chamado do Senhor – um instrumento de benção. Jn 3:1-10.

Deus fala por segunda vez a Jonas, e ele obedece.

Nínive – uma cidade pagã. Como muitos problemas: maldade e violência, mas Deus diz: ela é muito importante para ele.

As pessoas se arrependeram – vestiram pano de saco, e sentaram sobre cinzas. O rei se volta para Deus – todos devem buscar a Deus.

O motivo de Deus: havia maldade e violência em suas mãos: de onde vem a maldade? – muitas formas: rejeição, desprezo, egoísmo, 2Tim 3:1-4.

- violência nas mãos: hoje está na língua e nos dedos... do computador. 


      5.  Jonas o discípulo que esqueceu de viver a mensagem. Jn 4:1-11.

Jonas esqueceu de vestir o pano de saco. A mensagem não é só para os outros. Toda mensagem é sempre primeiro para nós.

Ele não gostou de que Deus mudasse, e não condenasse a cidade.

Discípulos precisam aprender a se sujeitar a Deus. Aprender o caminho da misericórdia. 


      6. O sinal de Jonas: a ressurreição de Jesus que leva para o caminho do arrependimento e do discipulado. Da vida eterna para todos os que crêem. 


                                                                                    Pr. Peter G. Siemens