Mensagem

Celebração AÇÃO DE GRAÇAS

Celebração de Ação de Graças pelos

90 anos do livramento dos menonitas do regime marxista da Rússia: 25/11/1929-25/11/2019.
Texto: Salmo 145.
Deus faz maravilhosas obras e grandes feitos que mostram a sua grandeza e poder.


Com a implantação do regime comunista na Rússia todos que eram cristãos, tinham propriedades, eram empreendedores e tinham empregados/ funcionários foram considerados inimigos da revolução e deveriam ser exterminados.
Tiveram seus bens confiscados pelo governo.

O ditador Joseph Stalin disse: "vocês só irão sair se o Deus de vocês fizer um milagre ". Algo em torno de 15 a 20 mil menonitas foram até Moscou para conseguir permissão para emigrar. Por meio do governo alemão aproximadamente 6 mil menonitas receberam o visto de saída. Até o dia 10/12/1929 chegaram na Alemanha.

Era o ano de grande crise econômica mundial e ninguém queria receber os refugiados. Só o Brasil e Paraguai abriram as portas. Aproximadamente 1300 pessoas chegaram ao Brasil de 1930 - 32.

Os que ficaram foram enviados aos Campos de Trabalho Coletivo e muitos deles morreram por exaustão, fome, frio e tortura.
O fato de estarmos aqui hoje não é um acaso. É fruto da intervenção de Deus.

É um momento de gratidão pelo livramento mas também de reflexão por aqueles que ficaram. Deus tem caminhos que nós não conhecemos e não compreendemos.

Somos agradecidos ao Brasil que nos acolheu e sabemos que Deus nos trouxe até aqui com uma missão.

 

Perguntas:
- Façamos uma reflexão de como Deus tem guiado nossa vida. Ele tem um proposito conosco. Viver nesse propósito traz significado para nossa existência. Compartilhar o que o Senhor está realizando em tua vida.
- Até que ponto um cristão deve se envolver com política. Existe política cristã? O que significa "dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus "?.

Pr. Peter Siemens