Mensagem

As obras do Espírito Santo quando oramos

Texto base: Romanos 8:26-27

Introdução

Ao planejar a grande obra de salvar pecadores, Deus proporcionou duas dádivas: o seu Filho e o seu Espírito. De fato, todas as pessoas da Trindade estavam envolvidas nessa tão grande obra de salvação.

O amor, a graça e a sabedoria do Pai a planejou; o amor, a graça e a humildade do Filho a adquiriu; o amor, a graça e o poder do Espírito Santo capacitou pecadores a crer e a recebê-la.

O Espírito Santo, desde o antes da fundação desse mundo, executava ações, e continuará cumprindo com seu papel por toda a eternidade.

Romanos 8:26-27 “26. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”

 

1. As obras do Espírito Santo

Afinal de contas, quais são as obras que o Espírito realiza?

1.1 Antigo Testamento:

O Espírito Santo deu habilidades com frequência para as pessoas, para um serviço especial.

A Josué deu dons de liderança e sabedoria; deu habilidades aos juízes para que libertassem a Israel de seus opressores; Deu as habilidades necessárias a Davi, para que cumprisse com a tarefa de reinar, para a qual Deus havia chamado; Já no A.T. temos a promessa de que esse Espírito repousaria sobre o Messias, Isaías 11:2-3: “O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu”.

Algo importante, pode ser que tenhamos o entendimento de que o Espirito Santo não atuou no A.T., mas somente no N.T., mas vemos claramente que Ele sim atuou, aliás a Trindade atuou ativamente sempre!

 

1.2 Novo Testamento:

João Batista foi cheio do Espírito Santo desde que estava no ventre de sua mãe;

Quando Jesus foi batizado, o Espírito desce em forma corporal em Cristo, e nesse momento Jesus inicia sua obra;

Em Pentecostes, temos o cumprimento da promessa, de que nos últimos tempos o Espírito seria derramado sobre toda carne, aqui vemos sim uma diferença com relação ao A.T. onde o Espírito estava sobre as pessoas, e em Pentecostes o Espírito passa a viver nos cristãos. Atos 1:8 “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”;

O Espírito nos dá poder para testemunhar do Evangelho;

O Espírito:

Realiza o Novo Nascimento (Jo. 3)

Nos convence do pecado, nos capacita a crer em Cristo (Jo. 16)

Nos ensina (Jo. 14:26)

Nos guia em toda a verdade (Jo. 16)

Glorifica a Cristo, e não a Ele mesmo (Jo. 16)

Nos dá os dons necessários para a nossa edificação (I Co. 12)

Intercede por nós cada vez que oramos (Ro. 8:26)

Por meio Dele, temos acesso a Deus (Ef. 2:18)

Nos dá segurança de que somos filhos de Deus (Ro. 8:16)

 

2. O Atuar do Espírito quando oramos

O grande Reformador, João Calvino, em seu livro “A Instituição da Religião Cristã” ou “Institutas”, escreveu sobre os assuntos mais básicos da fé cristã, com o objetivo de que todo aquele que crê em Cristo, possa conhecer esses assuntos básicos, para viver uma vida piedosa.

 

Oração

O mais longo capítulo das Institutas é dedicado à oração, que Calvino chamou “o principal exercício da fé e o meio pelo qual recebemos diariamente os benefícios de Deus”. Porém, se toda a vida cristã, desde o primeiro passo até a perseverança final, é um dom de Deus, por que orar? A resposta é que os fiéis não oram para informar ou convencer Deus de alguma coisa, mas para expressarem sua fé, confiança e dependência dele.

Calvino propôs quatro regras para a oração:

(a) reverência: evitar toda ostentação ou arrogância;

(b) contrição: deve proceder de um coração arrependido;

(c) humildade: ter em mente a glória de Deus;

(d) confiança: firme esperança de que a oração será respondida. Isso se aplica tanto à oração individual quanto às orações coletivas da igreja. A oração é a parte principal do culto a Deus (Is 56.7; Mt 21.13).

Definição de Calvino: “Orar significa, acima de tudo, submetermos completamente a Deus, e esperar como filhos a manifestação da sua vontade” João Calvino.

A oração tem impactado os filhos de Deus de todas as épocas.

Menno Simons, quem podemos dizer que foi o fundador da denominação Menonita, também falou sobre a mesma, ele dizia que a oração deve ser feita em silêncio.

Oração é comunicação direta com Deus, não precisamos de wifi, nem de um bom sinal, não precisamos de crédito, não precisamos de um smartfone de última geração, não precisamos de bateria, tudo o que precisamos para orar é disposição!!

 

O Apóstolo Paulo muito falou e ensinou sobre a oração:

Devemos orar em todo o tempo;

Devemos orar por nossas autoridades;

Mas Paulo ensinou algo muito interessante sobre a oração:

Ilustração

Um pai não deixará que seu filho jovem pilote uma moto potente.

Dessa forma um pai sabe o que é melhor para seus filhos, assim também é a Vontade de Deus para todos os filhos.

Romanos 8:26-27 “26. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”

Palavras chaves:

Fraqueza: a tradução no grego da palavra “asdséneia” é literalmente debilidade.

Dessa mesma forma, nós não sabemos orar, porque somos debeles!

Orar: proseújomai, significa orar pedir. O importante sobre essa palavra, é que esse verbo está na primeira pessoa do plural. Paulo ele incluiu a todos, inclusive ele. Ele não fala “vocês não sabem orar...”

Quem inicia a oração somos nós.

Vontade de Deus:

O ponto central que Paulo nos ensina, é que quando oramos, não é a nossa vontade que será feita, mas sim a de Deus. E não importa se vamos ficar declarando para baixo e para cima, ou se vamos pedir, quando oramos o Espírito intercederá por nós, não segundo as nossas palavras ou vontades, mas sim de acordo com a vontade de Deus.

Não são as nossas palavras poderosas, mas sim a Palavra de Deus.

Saber que quando oramos, o Espírito está intercedendo por nós, é um motivo de grande alegria, de descansar, de confiar. Pois sei que o melhor virá, o perfeito virá, ou pensamos que sabemos mais que o Deus Todo Poderoso, o que é melhor para nós mesmos? Sinceramente espero que a resposta de cada um aqui presente seja “não”!

 

3. Aplicação do texto  / DESAFIO

Orar é uma ação!

Temos orado muito ou pouco?

Qual é a nossa atitude com a oração? Nós a praticamos pensando que tudo que pedirmos será feito? Ou nossa atitude ao orar é de submetermos completamente a Deus, e esperar como filhos a manifestação da sua vontade?

Lanço aqui hoje um desafio a todos nós, que oremos mais, com todas as forças, sabendo que sempre o Espírito Santo estará intercedendo por nós.

 

Conclusão

Quando oramos, não é a nossa vontade que será feita, mas sim a de Deus.

 

Perguntas aos PGs

Perguntas para conversar em grupo:

 

Felipe R. Alves