DISCÍPULO – A importância de ser um discípulo qualificado.
Mateus 10:1-4. Jesus chama discípulos para o seguirem. E ele escolhe 12 para estarem constantemente aprendendo ao seu lado. O discípulo é aquele que reproduz o caráter e os ensinamentos de Cristo em sua vida. Quando ele é qualificado, é enviado para fazer outros discípulos de Jesus e recebe autoridade dele para ministrar, curar e expelir espíritos imundos. A palavra ‘apóstolo’, em grego significa enviado com a autoridade do mestre.
O discípulo qualificado pelos padrões humanos – mas desqualificado pelos padrões de Deus: Judas Iscariotes. Mat 10:4.
Uma faculdade de economia e marketing dos EUA, fez uma investigação sobre qual dos discípulos de Jesus seria o mais qualificado como empreendedor e administrador do movimento de Jesus. O resultado foi uma surpresa: para eles Judas Iscariotes seria aquele com melhores qualificações – tinha ambição, uma mente focalizada em vendas e lucro. Chegou até a vender o seu mestre por 30 dinheiros.Mas como discípulo foi desqualificado. Teve um final trágico, Mat 27:5.
Um discípulo qualificado pelos padrões de Deus – Paulo.
Com a morte de Judas Iscariotes, os 11 decidem escolher Matias para seu lugar Atos 1:24-26. Mas o seu nome nunca mais é mencionado. Mas Deus escolheu Paulo com um propósito especial e importante: ser discípulo, apóstolo e o mensageiro do evangelho para todo o mundo. Ele traz as marcas de um discípulo qualificado:
Atos 9:1-19. A primeira condição para ser discípulo é a CONVERSÃO. Paulo era muito religioso e devoto.Era também fanático e arrogante.Teve um encontro pessoal com Jesus, uma profunda experiência de arrependimento, entregou totalmente sua vida ao Senhor e foi batizado e cheio do Espírito Santo.
A segunda condição Paulo define em Gálatas 2:20 “Já não sou eu quem vive, mas é Cristo que vive em mim”. A vida é dirigida por Jesus – os valores, princípios o caráter do Senhor está sendo reproduzida na sua vida.
A terceira condição para o discipulado qualificado está em 2 Coríntios 11:23-12:10 – enfrentar oposição, dificuldades, sofrimentos, calúnias, etc., por que vivemos e representamos a Jesus (mas também grandes revelações e experiências profundas). Aprender a calçar as ‘sandálias da humildade’.
2 Timóteo 4:6-8. O discípulo qualificado chega ao final da sua vida e troca as sandálias da humildade pela coroa da justiça que o Senhor tem guardado para o grande Dia.
Ser discípulo é para os corajosos:”Deus não nos tem dado espírito de covardia mas de: poder, amor e de moderação”. 2 Tim 1:7.