Mensagem

Ordenação de Felipe Rodrigues Alves

O Pastor que faz diferença

 

Creta - Ilha no Mar Mediterraneo entre Chipre e Cilicia - 250 Km de comprimento e 56 de largura

-Existem Igrejas estabelecidas. Entre os que escutaram a Pedro em Pentecoestes havia cretenses.

-Existem problemas.

“pusesses em ordem” (Corrigir o que falta - está defeituoso)  Nao sabemos tudo o que estava em desordem,

- Todos nós sabemos que quando algo nao está em ordem o que vem nao é bom.   Denice e o carro em 3 Cilindros.

- Cozinha em desordem, onde tudo está fora de lugar. Pode até ter louça, talheres, panelas, fogao, etc     Não é funcional.

 

Indicaçoes de problemas na própria carta a Tito. Cap.1

v.10 e 11  Insubordinados,  palradores frívolos, enganadores (mestres

v. 12 - Paulo mesmo fala da má fama dos cretenses usando a cita de um dos seus filosofos. Cretenses, sempre mentirosos, feras terriveis, ventres preguiçosos (glotões preguiçosos)

Problemas:   Gente desobediente - passava jogando conversa fora - falsos mestres (aproveitadores) - Mentirosos - ferozes - glotoes preguiçosos.

Pelo que tudo indica, tudo isso fazia parte das igrejas de Creta.

Quem gostaria de fazer parte de uma igreja assim?

Melhor é ficar longe.  De acordo ao quadro, podemos concluir que eram igrejas doentes, na doutrina, no caráter e no serviço.  

Como resolver o problema dessas igrejas??

1ª - bem como,(Kaí- conjunçao lógico conectiva) em cada cidade constituisses  presbiteros.

Lideres são usados por Deus para trazer ordem. Para restaurar - para corrigir o defeituoso de tal forma que Deus é glorificado.

A liderança deve ser plural - A Biblia desconhece a liderança de um homem só numa igreja.

Não é qualquer líder!!   Ele deveria ser minucioso  cuidadoso— criterioso na escolha.

O padrão é alto - Porque ele deve ser exemplo (1 Pd. 5)

Richard Mayhue - Lista as pressoes que um pastor sofre:

1.     O pastor cumpre um papel que nunca se completa - resolve problemas que vao se multiplicando.

2.     O pastor serve sob uma credibilidade cada vez mais questionada aos olhos da sociedade

3.     O pastor permanece a postos 168 horas por semana.

4.     A brigada de combate do pastor é, em geral, uma força voluntária, nao uma ajuda remunerada.

5.     Espera-se que o pastor tenha um desempenho excelente em uma ampla gama de habilidades - sendo, a qualquer hora, erudito, visionário, comunicador, administrador, consolador, líder, diplomata, exemplo de perfeiçao, conselheiro e apaziguador.

 

E agora vem mais uma lista de exigencias?

Na verdade naõ é uma lista de exigencias, mas o solo onde o homem de Deus deve estar plantado para florescer e produzir fruto.

A responsabilidade de um Ancião ou pastor é a de: Guiar, cuidar, alimentar e proteger o rebanho.

O que ele é na sua vida o deve ajudar e nao atrapalhar quando ministra aos outros.

 

A vida do pastor que faz a diferença brange 4 áreas:

1. Familiar

2. Caráter- aquilo que não deve ser tolerado em nós

3. Caráter- aquilo que precisa estar presente em nós.

4. Bom uso da Palavra. (ferramenta)

 

Antes - Cuidado que devemos ter.

Ao passar esta lista corremos o perigo de pensar em um ou mais pastores que não estão a altura do que Paulo escreve aqui e de condená-los em nosso coraçao. Sobretudo se nao gostamos deles!  Não estamos no lugar de Deus e precisamos ser cautelosos com nossos juízos.

Em segundo lugar, nós que estamos na liderança precisamos deste texto para fazer um ChecUp - (espelho) e ver se estamos cumprindo com as condiçoes divinas para exercer o ministério.

Terceiro - Os que nao tem cargos pastorais devem estudar este texto como base de suas oraçoes  pelos pastores. Orem para que estas qualidades se mantenham e aumentem na vida de seus lideres.

Quarto-  Cada membro deveria almejar ter estas qualidades. Se são importantes para os líderes, é porque Deus quer ve-las na vida de cada crente. 

Assim a reflexao de hoje nao será apenas para os pastores, mas para todos nós.

 Paulo começa com o ambito familiar.

 

1. Familiar

v.6. Alguem que seja irreprensivel -

Irreprensivel, significa que ninguem pode apontar o dedo acusando-o de levar uma vida desordenada.

É interessante que Paulo liga o ser irreprensivel com a vida familiar.

Marido de uma só esposa. Quer dizer que um solteiro ou viúvo nao possa ser pastor?

Paulo, pelo que tudo indica entra nesta categoria.

O pastor deve ser fiel a sua esposa. Alguem que já anda com a segunda ou terceira, está desqualificado.

O que Paulo está dizendo é que a vida matrimonial dos lideres deve refletir o propósito de Deus com o matrimonio. Qualquer irregularidade prejudica o testemunho e o ministério.

v. 6  Que tenha filhos crentes que nao sao acusados de dissoluçao, nem são insubordinados. 

Aqui também vem a pergunta. Ele precisa ter filhos? Ser pai?

Não. Paulo também não os tinha.

Mas se tiver filhos, devem refletir o governo do pai na familia.

que tenha filhos crentes.  Filhos fiéis uma melhor traduçao. Quem interpreta este texto como filhos crentes coloca uma carga sobre o pai, que ele nao pode carregar. Ele nao pode fazer que os seus filhos sejam crentes. Só Deus o pode fazer.

Filhos fiéis - Filhos que se submetem - que respeitam e que obedecem o pai. Nisso o pai pode fazer uma grande diferença - amando seus filhos - corrigindo e disciplinando quando necessário. Vivendo Cristo na família. Tendo um tempo devocional diário.  Que vejam como o pastor ama a Deus.

A idéia é a de que se alguem não pode liderar bem a família (núcleo pequeno) como então vai liderar a grande família que é a igreja.

Paulo coloca as relaçoes familiares no topo da piramide. Muitos pastores tem caido por se preocuparem muito com outras coisas e descuidarem da família.

A igreja precisa compreender que o pastor precisa de tempo para passar com a sua esposa e com cada um dos seus filhos.

 

2. Caráter - aquilo que nao deve ser tolerado.

v.7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensivel como  despenseiro de Deus.

No sentido extrito da palavra - Quem poderia ser?

Paulo não está dizendo que o ancião deve ser sem pecado. Isso seria uma contradiçao com o que a Biblia diz: Joao 1.8 Se dissermos que nao temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós.

O irrepreensivel não se refere portanto a uma perfeiçao impecável, mas a um padrão elevado e maduro de vida que se mostra por um ódio ao pecado e um forte desejo de santificaçao. 

Anegkletos - sem mancha - sem algo de que culpar. 

Calvino - Paulo não quis dizer alguém livre de culpa, pois tal homem nunca poderia ser encontrado, mas alguém não manchado por algo vergonhoso que pudesse diminuir sua autoridade.”

v.7 irreprensivel como despenseiro de Deus.  (Oikonomos) Que administra em lugar de. O sentido é que pastores administram e cuidam do que não lhes pertence. Do que é de Deus. E que é muito precioso para Deus.  A igreja!

Por outro lado é importante que a igreja veja de quem ele é o despenseiro - administrador.

É de Deus - A igreja pode cair no erro de pensar:  Nós escolhemos o pastor, nós pagamos o pastor, nós também dizemos o que esperamos dele e o que ele deve fazer.  Ele não é um empregado da igreja, é um despenseiro de Deus. Ele não possui a igreja e a igreja não possui o pastor. Ambos estão a serviço de Deus e de seu Reino

Por isso o administrador nao deve ser:

1. Arrogante.(orgulhoso) - authade - (opinião obstinada). É um termo forte para falar daquele que sempre tem que ter razão. Suas idéias tem que prevalecer, senao fecha o tempo. Desconsidera os outros naquilo que dizem. No termo popular é um cabeça dura. Tem a tendencia de ser um ditador onde estiver.

Não tem a minima capacidade de trabalhar com uma equipe de maneira produtiva. Por isso está desqualificado.

2. não iracivel (briguento) - orgilos   alguem sujeito a explosoes súbitas. Que perde o controle facilmente.  No termo popular “pavio curto”. Conhecemos pessoas assim que rapidamente começam a gritar ou saem da sala batendo a porta e mostrando seu descontentamento.

3. não dado ao vinho -  Essa qualidade está em todas as listas de anciãos, diaconos e até como conselho para as mulheres mais velhas 2.3

Paulo nao está proibindo o vinho com moderaçao, está condenando o exagero e a dependencia da bebida.  Qualquer vicio desqualifica o pastor de exercer o pastorado.

4. nem violento - plektes (alguem que golpeia com os punhos)  Em principio se refere a violencia física. Esta se manifesta em primeiro lugar dentro da família.

Em Punta Arenas - Um casal, amigos nossos. Gente comprometida com a igreja - Diretores de Missoes por uma organizaçao da Patagonia. Decidiram se divorciar.

Fui visitá-los. Como os dois estavam decepcionados um com o outro, abriram o baú. Entre o que saiu também estava a violencia verbal por parte dela e a violencia física por parte dele.  Nunca haviamos imaginado!

As vezes é bom perguntar a esposa ou filhos sobre como são tratados neste aspecto.

5. nem cobiçoso de torpe ganancia. A posiçao do pastor e lider facilita a possibilidade de fazer dinheiro. Aqui nao está em vista o salário que a igreja estabelece. A bíblia inclusive diz que os pastores que pregam e ensinam bem merecem ganhar o dobro (1 Tm 5).  O que Deus condena é o se aproveitar do cargo para ganhar dinheiro.  Bom, sobre isso nem precisamos dar explicaçoes porque o mundo está cheio de pastores que esfolam os fiéis, tirando as vezes os últimos trocados, para viverem em mansões e viajando em jatinhos.     

            Pessoalmente acho que devemos inclusive, tomar muito cuidado com presentes maiores. Já vi muitos pastores se queimando por isso.

 

3. Caráter- aquilo que precisa estar presente em nós.

1. Hospitaleiro - Philoxenos (Amante dos estrangeiros) A hospitalidade é uma demonstraçao concreta de amor cristão. De generosidade onde compartilhamos o nosso tempo, nossa comida, nossos colchoes e cobertores. Em contraste com aqueles que só vivem para si, o lider vive para abençoar os outros.

Em muitas igrejas existem membros que tem casas muito maiores e mais bonitas do que o pastor e como pastores podemos pensar em hospedar as pessoas lá. Paulo diz que nós pastores devemos faze-lo e assim ser um exemplo.

Os que abrem a sua casa para o próximo verão que ela é um meio maravilhoso para alcançar pessoas para Jesus, para aconselhar e discipular pessoas.

2. amigo do bem   Philagathos (amante do bem)

 Ésta é a unica vez que esta palavra aparece no NT.  É aquele que quer fazer aquilo que é de beneficio para o outro sem olhar para a condiçao.

Tiago, no cap. 2 nos conta uma situaçao que é bastante comum.

Para o culto vem dois homens. Um é rico. A sua roupa o perfume e o gordo anel de ouro o  provam. O outro é pobre e igualmente pode ser identificado pela roupa e calçados que usa.   Ao rico de deram um lugar na primeira fila. Chegou tarde, mas alguem se levantou para que ele pudesse ficar sentado. O pobre - mandaram ficar de pé la atrás. O amigo do bem não pode ver este tipo de injustiça. Ele não ficará sentado - se preocupará para que o pobre seja bem tratado.

Amigo do bem também o é com os inimigos.

            Saul chegou a odiar tanto a Davi que não mediu esforços para destruir sua vida.  Colocou todo seu exército atrás dele. Mas Deus entregou a Saul na mãos de Davi na caverna onde ele apenas cortou a ponta do manto que Saul vestiu…

1 Sm 24.17Disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te paguei com mal.

O que ama o bem estará disposto a fazer o bem até para aqueles que lhe fazem o mal.

3. sóbrio (sensato) - Sofron - Tem a ver com o autocontrole sobretudo em momentos de dificuldades ou de crise encontrando a forma mais sábia de agir.

Jesus na última Ceia - Discussao sobre qual deles parecia ser o maior. Jesus já lhes havia dito que o maior é quem serve, mas eles ainda nao haviam aprendido. O momento é tenso.

O que voce teria feito?  Dado uma bronca? Saido do recinto triste?

Jesus pega a bacia e a toalha e lhes ensina uma das maiores liçoes. Pratica Sofron

4. justo - dikaios:  Que não é parcial - descriminador

                        Uma pessoa de palavra e compromisso.

                        Cumpre o que assume, ainda que saia no prejuizo

Na Horizontal - nas relaçoes humanas.

5. piedoso (consagrado) - osios:  Enquanto o ser justo tem mais a ver com as relações humanas, o piedoso tem a ver com a relação com Deus.

                        Agradável a Deus - Que busca ser obediente e cheio da presença de Deus.

6. que tenha dominio de si. egkrates: Autocontrole. Dono de si mesmo

            Quem não é disciplinado sede a todo tipo de mal como às tentaçoes sexuais, ira, preguiça, orgulho

            Não se deixa arrastar - pela cobiça - pela emotividade do momento - pelos apetites da carne

As grandes batalhas precisam ser vencidas dentro de nós mesmos.

Falta de dominio próprio pode ser fatal na vida de um lider.  Um pequeno escorregão na área financeira ou sexual podem arruinar todo ministério.

Só é dono de si mesmo quem nega a si mesmo na entrega a Jesus.

Só com Cristo, temos a força moral para dominar os impulsos pecaminosos que surgem no coração.

 

Carater é mais importante que habilidades.

O ensino é muito importante e devemos ensinar. Mas pense em um pastor que esteve na igreja a uns 10 ou 20 anos. O que voce lembra.  O que ele ensinou? Quase nada.

Mas voce lembra como era carinhoso, gentil com as crianças. Era uma pessoa integra de total confiança.  Acabou marcando muito mais.

O carater é o trampolim para que o ensino chegue aos corações.

 

Paulo termina

4. Bom uso da Palavra.

Aqui o ancião se destingue dos demais.

O ancião recebeu a tarefa de se apegar (devotar-se) à Palavra.

Esta Palavra não é qualquer palavra. Ela é poderosa para

            - abrir os olhos dos cegos,

            - mostrar o caminho da salvaçao

            - para refutar as heresias,

            - para ensinar, corrigir, para educar na justiça a fim de que os homens de Deus que a ouvem sejam perfeitos e habilitados para toda boa obra.

Os discipulos em Atos 6 - começaram a trabalhar servindo as mesas…reclamaçao…  quanto a nós nos consagraremos à oraçao e ao ministério da palavra.

Muitas são as demandas de um pastor. Reunioes, programas, aconselhamentos, visitas, cultos, as vezes levar alguem para cá, outro para lá. O pastor pode servir para quase tudo.

Mas se quisermos ser bons lideres teremos que encontrar tempo para nos distanciar das pessoas e nos aproximar de Deus e de sua Palavra.

 

Concluindo:

Para que as coisas possam ser colocadas em ordem. 

As igrejas serem abençoadas o ensino precisa ser visual e verbal.

Visual - Elas estarão olhando para o nosso casamento e familia. Observarão e imitarão os traços do nosso caráter.

As pessoas precisam ver a transformaçao de Jesus em nossas vidas!

Elas também precisam que o nosso ensino seja segundo a Palavra fiel. Que através de nós ouçam o próprio Deus falando.

Quem se cuida nestas áreas será usado poderosamente pelo Senhor.

E é o que desejo para todos nós. Amém.