Mensagem

Meu legado pessoal – O que recebemos e o que vamos deixar?

Introdução:

Lucas 17:7 Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: ‘Venha agora e sente-se para comer’? 8 Ao contrário, não dirá: ‘Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber’? 9 Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado? 10 Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’.

· Bíblia explicando a Bíblia:

Lucas 12:45 Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora a voltar’, e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se. 46 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis. 47 Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. 48 Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.

· A primeira parábola é sequência das parábolas Lucas 15 (salvação), mais algumas sobre a diferença entre Mundo e Reino, e a volta de Jesus.

· A segunda (antes) multidão seguindo a Jesus e Ele alerta para a seriedade.

1.  As parábolas

· Servo inútil – trabalha, se prepara e serve ao senhor, para se alimentar.

· Elementos das parábolas:

· V. 35 – Corpo cingido (liberdade limitada para o trabalho e não atrapalhar) e candeia acesa (luz = Espírito Santo, candeia que procura a moeda).

· V. 36 – expectativa da volta (Parousia).

· V. 37 – o Senhor servindo o escravo! Bem-aventurado o servo que for encontrado vigilante. Trecho anterior o bem-aventurado é o que viaja com pouca bagagem sem ansiedade.

· V. 42 – o Senhor deixando um servo para cuidar de outros servos. LEGADO! Este é o papel na Igreja e fora dela: servir aos outros, anunciar a Salvação.

· V. 47 – o servo que sabe e não faz apanha muito.

· V. 48 – o servo que não sabe a vontade do Senhor e faz também apanha.

· É a combinação de saber e fazer a vontade.

· “Seus dons devem ser usados para alcançar pessoas não salvas com o evangelho, assim como para abençoar os que já estão na igreja. De fato é tão simples e fundamental quanto parece” (Larry Titus).

2. Na prática

· Entenda o Reino como prioridade.

Mateus 6:33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

1 Coríntios 15:10 Pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Filipenses 2:12 Assim, meus amados, ... ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar.

Colossenses 1:28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. 29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

· Quem muito foi dado, muito será cobrado. Estude a Palavra, um dos grandes presentes de Deus para esta geração.

· Fazer o que se sabe. Pratique a Palavra – sirva às pessoas.

· Vigiar. Ore.

· Servir aos outros servos. Ame.

· Saber a vontade de Deus. Peça ao Espírito Santo a vontade de Deus.

· Aceite o processo de refinamento de Deus.

· Discipule pessoas.

Conclusão

· Para os não-salvos: anunciar a Salvação.

· Para os irmãos: servir para desenvolver a Salvação.

 

Para os PG’s

· De todo o legado que você recebeu, existe algo negativo que ainda te define? Ou seja, há algo na sua história que é como um peso que atrapalha o legado que você pode deixar para as próximas gerações?

· No equilíbrio entre Palavra e Poder (Mateus 21:29), qual seu lado mais forte, que naturalmente você tende a alimentar mais. Como pode se expor ao outro lado, para encontrar o equilíbrio?

Pr. Fridbert August